segunda-feira, 22 de maio de 2017

Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade

O Dia Nacional Contra a Obesidade é celebradodia 20 de maio. O dia visasensibilizar a população para o problema da obesidade e das doenças associadas, assim como das implicações da obesidade na saúde humana. A data pretende ainda promover a prática de exercício físico, de forma a prevenir o aumento da obesidade, em especial a infantil e juvenil, assim como incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Considerada pela Organização Mundial de Saúde como a "epidemia do século XXI", a obesidade é uma doença crónica de armazenamento excessivo de gordura corporal. Encarada como um dosmaiores problemas de saúde pública mundial, a obesidade é a segunda causa de morte passível de prevenção, logo a seguir ao tabagismo. Em Portugal, a obesidade foi reconhecida oficialmente como doença crónica a 25 de março de 2004. Foi também neste ano de 2004 que se celebrou pela primeira vez esta data. 

Obesidade em Portugal 
Mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso e desta metade 31% das crianças e adolescentes portugueses têm excesso de peso. 

Doenças associadas à obesidade 
O perfil genético, o ambiente socioeconómico e cultural, a educação, a família e as características individuais e psicológicas contribuem em grande escala para o desenvolvimento da obesidade. As mudanças sócio-económicas das últimas décadas, a diminuição da atividade física e o consumo exagerado de alimentos e bebidas contribuíram para o aumento de obesidade. A obesidade está associada ao desenvolvimento de outras doenças como: 
·         Doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, insuficiência cardíaca congestiva) 
·         Diabetes tipo II 
·         Complicações no sistema respiratório (dispneia, síndrome de insuficiência respiratória do obeso, apneia de sono).

Se todos os indivíduos e classes sociais tiverem estes ideais em mente é possível travar a luta contra a epidemia da obesidade. O Movimento 2020 promove uma alimentação saudável e equilibrada, sendo este um dos princípios importantes para auxiliar nesta luta. Neste sentido, o Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal e a sua equipa da saúde escolar, não podiam deixar de chamar a atenção para esta problemática, tendo em conta que a escola é um local privilegiado de aprendizagens diversas.


A equipa da Saúde Escolar


Nenhum comentário:

Postar um comentário