quarta-feira, 1 de junho de 2016

Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade

Com a chegada do tempo quente, com a vontade de vestir roupas mais leves, com as idas à praia… damos connosco a olhar muito mais para o espelho e a lamentar “pequenos” excessos cometidos ao longo do ano! Mas, como tudo na vida, é preciso não cair em desesperos e não entrar em “paranoias dietéticas milagrosas”… De facto, estar em forma deve ser uma preocupação que deves considerar durante todo o ano, onde deves procurar obter todo o bem-estar físico e psicológico, cuidar do teu corpo, praticar exercício físico e procurar ter hábitos de vida saudáveis.
No passado dia 21 de maio comemorou-se o Dia Nacional da Luta contra a Obesidade e, para o assinalar, a Saúde Escolar convida-te a optares por uma das equações incluídas no placard:
Predisposição Genética + Alimentação Inadequada + Sedentarismo = Obesidade
Desporto + Alimentação Saudável = Vida Saudável
O quê… Equações?!! Calma!!! Não precisas de ser um génio a Matemática para fazeres a opção mais adequada, pois não?
A obesidade é uma condição médica na qual se verifica acumulação de tecido adiposo em excesso ao ponto de poder ser prejudicial à saúde, o que leva à redução da esperança de vida e/ou ao aumento dos problemas de saúde.  É uma das principais causas de morte evitáveis em todo o mundo, com taxas de prevalência cada vez maiores em adultos e em crianças, sendo que se estima que 80% das crianças com 10 anos tem excesso de peso…. Alarmante, não é?
Sabias ainda que, segundo a Organização Mundial de Saúde, Portugal é o sétimo país do mundo com pessoas obesas ou com excesso de peso (evidenciando uma percentagem de cerca 54% pessoas nestas condições)? E que, dos países europeus o nosso país ganha a medalha de “bronze” da obesidade?
Considerada como uma calamidade dos tempos modernos, e um dos mais graves problemas de saúde pública do século XXI, a obesidade, para além de ter influência direta na forma como nos vemos e como nos aceitamos (pelo que condiciona a nossa auto estima e afeta a nossa interação social), pode provocar cancro, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula (entre outras doenças). Muitas vezes causadora de depressão, a obesidade é uma das principais causas de bullying em contexto escolar e, portanto, perturba seriamente o bem-estar físico e psicológico de grande parte dos nossos jovens.
Consciente de que, apesar de existirem situações de natureza genética ou endócrina com as quais não podemos exercer uma influência direta no sentido de prevenir a obesidade, a verdade é que a maioria dos contextos pode ser prevenida com a consciencialização da importância da atividade física no sentido de combater o estilo de vida sedentário e da necessidade de efetuar uma alimentação adequada (privilegiar vegetais, frutas e legumes e evitar alimentos ricos em gordura e açúcar) no sentido de propiciar uma vida saudável.
Assim que, como sempre te aconselhamos, protege o teu corpo de excessos e opta por te alimentares corretamente… complementa este objetivo com umas caminhadas (agora tão na moda!), umas “futeboladas” com os teus amigos ou umas atividades ao ar livre!

Que “obesa” seja apenas a tua vontade em viver…
São os votos sinceros da equipa da Saúde Escolar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário