quarta-feira, 11 de maio de 2016

Dia Europeu do Melanoma

O mês de maio chegou e, com ele, o sol, o calor, a vontade de vestir roupas frescas, de passar “horas na rua” e/ou de dar um saltinho à praia, sem termos de “fazer nada”! Hummmmmmm… parece um programa ótimo, não é?
E é-o, na verdade! Mas, como tudo na vida, há que tomar cuidados para podermos apreciar (e aproveitar) estes deleites que a natureza nos oferece.
Na adolescência achamos que somos “super heróis” resistentes a muitas coisas… Cheios de energia, coragem, alguma ousadia (e teimosia!), achamos que, pior que andar de chapéu de chuva no inverno, é ter-mos de andar “carregados” com o protetor solar no verão. E se és daqueles que achas que a tua pele até é resistente… que ficas logo “queimadinho(a)” e essa cor “te assenta tão bem”... que não vale a pena aplicar protetor porque já apanhaste uma insolação há uns tempos e a tua pele já está “habituada” ao sol… então esta mensagem é mesmo para ti!!! O que andas a fazer contigo??
Nunca ouviste falar do mais grave cancro de pele – o melanoma?!? Originado nas células produtoras de melanina, o melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, no revestimento do sistema digestivo e até nos olhos. A maior parte das vezes, o melanoma surge nos membros inferiores (25-56%), na cara e no pescoço (23-14%), nos membros superiores (17-17%) e no tronco (5-13%) e é sobretudo induzido pela exposição prolongada à luz ultravioleta e pelo tabagismo. Geralmente são manchas pretas ou acastanhadas mas, apesar de serem menos frequentes, também podem apresentar uma tonalidade rosa, vermelha, arroxeada ou branca.
O melanoma poder afetar qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, mas há grupos de risco a destacar: pessoas com pele clara e/ou sardenta, possuidoras de antecedentes familiares que reportem a doença, pessoas com muitos sinais de cor preta e com prática de excessiva exposição solar. Com vista a alertar a população para os perigos da exposição solar excessiva e dos malefícios que esta pode originar na pele, celebra-se o Dia Europeu do Melanoma a 12 de maio. Ficas a saber que, em Portugal surgem todos os anos mais de 10 mil novos casos de melanoma.
Assim que, se já tinhas motivo para passar “horas” ao espelho, agora passas a ter um excelente argumento para o fazeres com mais regularidade. Observa os teus sinais com atenção e aplica a regra ABCDE de forma a detetares algum que possa ser motivo de preocupação. Recorda que A: Assimetria (a forma do sinal é irregular, não redonda), B: Bordo (o contorno do sinal é irregular, mal delimitado), C: Cor (o sinal não apresenta uma cor uniforme, tem várias cores), D: Dimensão (o diâmetro do sinal é superior a 5 mm) e E: Evolução (o sinal tem evoluído e o seu espessamento aumentou?).
Em caso de dúvida, deves mesmo procurar ajuda médica para que possas tirar proveito (de forma saudável) de todos os benefícios que o bom tempo que se avizinha te podem proporcionar!
Não te esqueças que a tua pele é o maior órgão do teu corpo, que merece que lhe dediques atenção e que a protejas. Nada de ficares “chapado” ao sol no período de maior calor (das 11h às 16h), trata de usares t-shirt de cor clara, chapéu e óculos escuros (não apenas para “estilo”, mas para tua proteção!) e trata de aplicar SEMPRE protetor solar (cerca de 30 minutos antes da exposição solar e de 2 em 2 horas – mesmo que seja resistente à água!). Olha que este não é apenas para levar para a praia… felizmente o sol também irradia nos jardins, nas pistas de ciclismo, nos campos de futebol exteriores, nos lugares onde fazes piqueniques, passeias com a família, etc… Toma atenção ao facto de que o reflexo dos raios solares na neve é de 85%, na praia de 20%, na água e na relva cerca de 5%, assim que, estar à sombra de um chapéu de sol ou de um toldo podem não ser suficientes para te proteger dos perigosos “escaldões”. Nestes tempos quentes que aí vêm, consome frutas e legumes e ingere muita água para protegeres a tua pele e para garantires o teu equilíbrio orgânico!

O sol é um bem precioso… mas deixa ser a tua pele a irradiar de saúde!

São os votos sinceros da equipa da Saúde Escolar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário