segunda-feira, 6 de junho de 2011

origem da infeção por E. coli


Anúncio das autoridades alemãs:

05.06.2011 - 17:53

Rebentos de vegetais cultivados na Alemanha, na Baixa Saxónia, são a origem provável do surto da bactéria E. coli que já matou 22 pessoas na Europa, 21 das quais naquele país.

A culpa, afinal, será dos rebentos de vegetais
(Bernadett Szabo/REUTERS)

O anúncio foi feito pelo ministério da Saúde daquele estado federado alemão. A investigação das autoridades sanitárias sobre as origens da infecção, que já fez adoecer mais de 2000 pessoas em 13 países, conseguiu traçar a rota dos rebentos de vegetais.

Ainda não há provas definitivas, disse o ministro da Saúde da Baixa Saxónia, Gert Lindemann, citado pela AFP. “Mas as pistas são suficientemente fortes para que seja nosso dever recomendar aos consumidores que, por agora, não consumam rebentos ”, declarou, numa conferência de imprensa em Hannover.

Esperam-se os resultados de análises laboratoriais amanhã, mas as pistas apontam para uma empresa de jardinagem nos arredores da Uelzen, que vende os rebentos para saladas não só na Alemanha mas também para outros países europeus e do Oriente, acrescentou o ministro da Baixa Saxónia.

A empresa lamentou o ocorrido e informou no seu website que as duas análises anteriores realizadas no início do ano e, em maio, deram resultado negativo.

A estirpe da bactéria Escherichia coli que está causar estas intoxicações alimentares que se podem tornar mortais começou a ser detectada a 2 de Maio. Podem causar dois tipos de doença: diarreia hemorrágica, da qual a Organização Mundial de Saúde (OMS) já registou 1605 casos e seis mortes, e também uma forma ainda mais grave da doença, que ataca os rins e pode chegar ao sistema nervoso, que atingiu 658 pessoas e fez 16 mortos.

A OMS, no balanço divulgado hoje, indica que há estirpes diferentes desta E. coli na Alemanha e também na Dinamarca – de onde são dois doentes que não tinham viajado até à Alemanha.

http://economia.publico.pt/Noticia/rebentos-de-vegetais-sao-origem-provavel-do-surto-de-e-coli_1497603

Nenhum comentário:

Postar um comentário